Boletins

A Previdência pública acabará por inanição devido à reforma trabalhista

Qual é o futuro da Previdência pública no Brasil? Com a reforma trabalhista, que entra em vigor em novembro, o futuro não é nada promissor. A Previdência pode até acabar por inanição por causa da falta de obrigatoriedade de recolhimento. É o que explica o diretor de Seguridade da Previ, Marcel Barros, em entrevista à TV Comunitária de Brasília. Veja ... Leia Mais »

Previdência fechada não pode ser objeto de partilha em término de união

Ao contrário dos fundos de previdência abertos (planos VGBL e PGBL), que se constituem em aplicações financeiras que visam lucro, a previdência complementar fechada é uma aplicação de natureza previdenciária que visa a constituição de reserva garantidora. Esse foi o entendimento do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Vilas Bôas Cueva, quando decidiu que os recursos previdenciários dos participantes ... Leia Mais »

Anapar alerta fundações sobre riscos de terceirização da gestão

Em reunião ocorrida no dia 17 de julho, o conselho de administração da Funcasal aprovou a transferência da gestão do plano de benefícios para outra entidade de previdência. A decisão se deu sob a alegação de que o plano corria risco de liquidação extrajudicial. A medida teve voto contrário do representante dos trabalhadores. Decisão ocorre no momento em que o ... Leia Mais »

Fundos de pensão oferecem aposentadoria 238% maior que na previdência aberta

Estudo mostra como as taxas cobradas por bancos e seguradoras podem corroer a rentabilidade e comprometer o benefício futuro do trabalhador Para ajudar as pessoas a escolher a opção que possa garantir um futuro mais confortável na aposentadoria, a Anapar elaborou um estudo que compara a rentabilidade e as taxas dos fundos de pensão com as dos planos de previdência ... Leia Mais »

Após vitória na Câmara, reforma da Previdência é prioridade do governo

Os deputados arquivaram ontem (2), com 263 votos, a denúncia pelo crime de corrupção passiva apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. Os governistas afirmam que agora a prioridade é votar a reforma da Previdência. O quórum para aprovar a proposta requer 308 votos. Preocupados em se reeleger no ano que vem, uma vez que muitos parlamentares ... Leia Mais »

Preocupados em se reeleger, deputados abandonam Reforma da Previdência

Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), que entrevistou 512 dos 513 deputados, 205 parlamentares disseram que são contra a proposta do governo de Reforma da Previdência. Para aprovar a PEC 287/16 são necessários 308 votos. O levantamento foi feito entre os dias 9 e 16 de maio. Apenas ... Leia Mais »

Deputados estão com receio de votar reforma da Previdência

Ainda em recesso, parlamentares estão em suas bases ouvindo seus eleitores, que estão mais insatisfeitos com a proposta de reforma da Previdência, PEC 287, do que com as denúncias de corrupção no governo Temer. Segundo levantamento feito pela Folha de SP e divulgado nesta quinta-feira (27), pelo menos 173 deputados de seis partidos da base aliada de Temer querem que ... Leia Mais »

Anapar promove curso de atuária em previdência complementar

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Anapar promoverá no Rio de Janeiro o curso Conceitos e Aspectos Atuariais. O curso terá duração de 16 horas-aula e é voltado aos militantes e dirigentes de entidades de classe, trabalhadores de fundos de pensão, dirigentes de fundos de pensão e participantes que tenham interesse pelo tema. O curso apresenta os conceitos ... Leia Mais »

Reforma da Previdência de Temer pode elevar pobreza extrema de idosos de 0,5% para 50%

Como o governo não tem um modelo atuarial que respalde cientificamente uma reforma séria na previdência, a equipe econômica de Michel Temer faz previsões para 2060 sem nenhum significado estatístico. “É chute, é palpite”, destaca o professor e mestre em Economia do Trabalho, Eduardo Fagnani. Segundo as previsões do governo, em 2060 o déficit na previdência (a CPI da Previdência ... Leia Mais »

Anapar defende inscrição automática somente com direito de manifestação do participante

Na reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), realizada no dia 12 de julho, Anapar e as entidades que representam os fundos de pensão e os patrocinadores apresentaram proposta para implantação da inscrição automática de participantes nos planos de benefícios. A medida tem o objetivo de proteger os trabalhadores, que muitas vezes acabam não aderindo aos fundos de pensão ... Leia Mais »

Scroll To Top