Boletins

Magistrados defendem melhor gestão da Previdência

Representantes do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestaram-se contrários à reforma da Previdência e disseram que é preciso mudar a legislação em relação ao parcelamento de dívidas com a Previdência e melhorar a gestão das contribuições. No início da audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência nesta  quinta-feira (22), o relator da CPI, ... Leia Mais »

Mesmo atolado em corrupção, Temer pretende aprovar reforma da previdência antes do recesso parlamentar

Mais do que nunca, Temer governa para o mercado. Essa continua sendo a sua única saída diante dos fatos gravíssimos que atingiram de morte o seu governo. Após novo baque, com a derrota nesta terça-feira (20), no Senado, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAS), onde o parecer do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) pedindo a aprovação da reforma trabalhista foi rejeitado, ... Leia Mais »

Reforma já foi garantida e você não viu

Como a PEC do Teto selou o destino. Um dos efeitos colaterais mais danosos da PEC do Teto, aprovada no ano passado, tem passado despercebido nos últimos meses: ela tornou a Reforma da Previdência obrigatória. Por ordem da emenda constitucional aprovada, o orçamento da Previdência (assim como de demais áreas) deverá ser “congelado” por vinte anos nos níveis de 2016, ... Leia Mais »

Governo Temer pretende aprovar reforma da previdência em agosto

Mesmo atolado em denúncias de corrupção e sem nenhum clima político para discutir temas de grande complexidade, ainda sim o governo Temer pretende aprovar na Câmara a reforma previdenciária em agosto. É o que declarou nesta sexta-feira (16) o secretário da Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. Temer quer manter o texto aprovado na Comissão Especial. “A perspectiva ... Leia Mais »

A reforma argentina e, de novo, ‘Eu Sou Você Amanhã’

Nos anos 1990, o país adotou um regime misto, no qual coexistia o sistema estatal e o privado. Em 2008, Cristina Kirchner reestatizou a previdência. Por Carolina de Moura Trindade* Em tempos de governo Macri na Argentina e desgoverno no Brasil, voltou-se a utilizar uma antiga referência dos anos 1980 ao comportamento semelhante de ambas as economias, separadas por um ... Leia Mais »

Após se safar da cassação no TSE, Temer quer retomar votação da reforma da Previdência

Uma das primeiras orientações de Michel Temer a sua base aliada, após se livrar da cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o voto de minerva de Gilmar Mendes, foi a retomada da tramitação da proposta de reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. O vice-líder do PMDB, Carlos Marun, (MS), que presidiu a Comissão Especial da reforma da Previdência, ... Leia Mais »

Participantes aprovam a “Carta de Brasília” no XVIII Congresso da Anapar

Reunidos no XVIII Congresso Nacional da Anapar, os participantes de fundos de pensão aprovaram no dia 26 as contas da entidade no período 2016/17. Também aprovaram o plano de ações para 2017/18 e a “Carta de Brasília”, documento com as conclusões tiradas no encontro. O documento repudia as incansáveis tentativas do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) de aprovar as ... Leia Mais »

Jornalistas avaliam papel da mídia no 18º Congresso da Anapar

A mídia tem usado o noticiário para divulgar, diariamente, que as reformas de Michel Temer (PMDB) precisam ser aprovadas. Se por um lado, as alterações retiram direitos históricos da classe trabalhadora, por que a imprensa sonega sistematicamente essa informação da população? Esse foi um dos focos do XVIII Congresso Nacional da Anapar, com a mesa “Meios de comunicação em tempos ... Leia Mais »

Reforma da previdência se baseia em premissas falsas, explicam especialistas no XVIII Congresso da Anapar

O XVIII Congresso Nacional da Anapar reuniu centenas de participantes em Brasília nos dias 25 e 26 de maio para debater a situação da previdência pública e complementar. Mesmo sem nenhum clima social e político para que as reformas trabalhista e previdenciária possam ser votadas no Congresso, ainda sim, os participantes se mostraram bastante preocupados com as intenções da classe ... Leia Mais »

Câmara dos Deputados censura vídeo institucional da Anapar em homenagem à entidade

Terminou na noite desta sexta-feira (26) o XVIII Congresso Nacional da Anapar, que aconteceu este ano em Brasília. Foram dois dias de debates sobre previdência pública e complementar. O 18º Congresso começou com uma cerimônia de homenagem aos 16 anos da Anapar, no plenário da Câmara dos Deputados. Um desconforto criado pela direção da Casa causou um mal estar antes ... Leia Mais »

Scroll To Top