REFER comemora pagamento de dívida da União

Foram 17 anos de luta em busca de um acordo com a União Federal, mas agora, finalmente, a Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social (REFER) pode comemorar o recebimento da dívida referente ao plano de benefícios da extinta Rede Ferroviária Federal S/A. A Anapar esteve junto aos dirigentes da Fundação na luta pela solução desse grave problema que se arrastou por tanto tempo e reitera que estará sempre ao lado de todas as causas para garantir os direitos dos participantes.

“A Anapar está nessa batalha em parceria com a Fundação há muito tempo. Sempre procuramos sensibilizar as autoridades para que viabilizassem essa quitação. Nossa maior preocupação era que, caso esse valor não fosse quitado ainda esse ano, não haveria liquidez para pagamento dos benefícios após abril de 2018”, explicou Antônio Bráulio, presidente da Anapar.

A assinatura e homologação do contrato trouxe tranquilidade aos ferroviários participantes do Plano da Rede Ferroviária Federal. O valor da dívida foi atualizado em 22 de novembro e transformado em títulos NTN-B.

“A vitória que estamos comemorando só foi possível com a união dos ferroviários, das entidades de classe, Associação dos Engenheiros, Associação dos Aposentados e Sindicatos. Vamos continuar lutando para receber a dívida da CBTU também, que gira em torno de R$ 2,7 bilhões”, destacou o presidente da Fundação REFER, engenheiro Marco André Marques Ferreira.

Atualmente, a Fundação REFER conta com cerca de 35 mil participantes ativos e assistidos, com uma folha de benefícios anual de aproximadamente R$ 470 milhões. Os 25 mil participantes aposentados/pensionistas da extinta RFFSA beneficiados pelos Planos de Previdência da REFER alcançam, por meio de seus familiares, mais de 100 mil vidas em todo o território nacional.

A Anapar tem como missão representar e defender os interesses dos participantes de fundos de pensão junto aos poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), junto às empresas patrocinadoras e às entidades de previdência e, inclusive, está habilitada para representar judicialmente seus associados.

Em cumprimento ao seu papel e pelos relevantes serviços prestados aos participantes da REFER, a Anapar foi homenageada com o Certificado de Mérito Previdenciário entregue pela Fundação. “Esse reconhecimento só solidifica a convicção da Anapar de que somente a união de todos os participantes de fundos de pensão brasileiros garante o respeito aos seus direitos e interesses”, ressaltou Bráulio.

Scroll To Top