Seminário do Sindipetro do Norte Fluminense discute previdência e saúde

  • 3 de abril de 2023

O Sindipetro Norte Fluminense discutiu, na semana passada, questões de previdência complementar e saúde de autogestão, entre outros, em encontro realizado no Alto Caparaó, em Minas Gerais. O I Seminário Petroleiro para Sempre foi organizado pelo Departamento de Aposentados, coordenado pelo Antônio Alves da Silva, o Tonhão.

O diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antonio Bráulio de Carvalho, participou do evento, apresentando a história da Anapar, ressaltando sua importância como polo aglutinador das demandas dos participantes, assistidos e pensionistas de fundos de pensão. Ao destacar o atual momento político em que recuperamos a interlocução com instâncias de governo, sobretudo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), falou sobre a diferença entre os dois governos anteriores, cujo objetivo era acabar com as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) e transferir as reservas dos trabalhadores para os bancos, e o governo atual, que opera na lógica de reconstruir e valorizar o sistema fechado de previdência complementar.

Bráulio também apresentou as propostas elaboradas pela Anapar nas áreas de previdência e saúde – a Agenda Positiva – e convocou as entidades representativas de trabalhadores a fortalecer uma frente ampla em defesa dos interesses dos participantes e assistidos. Por fim, tratou da necessidade de apoio técnico e político para construir nossas teses, “para sairmos do ambiente de reinvindicação para o de proposições”.

Luiz Felippe Fonseca, economista e consultor da FUP, também participou do encontro e discutiu sugestões para a melhoria da gestão da Petros e para o equilíbrio dos planos.

Outras notícias

Previc suspende portarias após receber recurso da Afubesp

Com Redação Afubesp Estão suspensas as portarias 203 e 204 da Previc,  que autorizaram a transferência de gestão dos Planos…
Leia mais

CONVOCAÇÃO: PLENÁRIAS REGIONAIS

Brasília, 15 de abril de 2024.   Prezado (a) Associado (a),   A ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes de…
Leia mais

Trabalhadores do setor elétrico se reúnem em Brasília para defender previdência complementar

Por Roberta Quintino/STIU-DF (texto e foto) Brasília recebeu, na semana passada (21 e 22/03), na sede do STIU-DF, trabalhadores do…
Leia mais

Funcef anuncia fim de equacionamento de plano não saldado. Empregados esperam que medida chegue ao plano saldado

Com Ascom Fenae A Funcef anunciou, nesta quarta-feira, 13/03, o fim do equacionamento para os participantes do plano Reg/Replan Não…
Leia mais