ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
menu
Brasília, 10 de setembro de 2010 
Documento sem título
Imprensa
  .: Boletins Anapar
  .: Jornal da Anapar
  .: Notícias do dia
Eventos
  .: Agenda ANAPAR
  .: Congressos
  .: Encontro de Dirigentes
  .: Seminários
Programa de Formação
  .: Cursos
Publicações
  .: Previdência Social:
Como incluir os excluídos?
  .: Estatisticas SPC
  .: Guia do Participante
  .: Mais publicações
Parceria Jurídica
ANAPAR firma parceria para assistência jurídica

ESCRITÓRIOS
CORRESPONDENTES
Porto Alegre
São Paulo
Rio de Janeiro
Florianópolis
Brasília
Fator Previdenciário
Saiba como o Fator Previdenciário interfere no cálculo de sua aposentadoria.
[clique aqui]

Tabela Fator Previdenciário 01/01/10
Cultura da Terra
Conheça mais sobre esta atividade.

[clique aqui]

16/08/2007 - Ano VII - Nº 255

 
Postalis: Sindicatos questionam mudanças de plano
 
No dia 08 e 09 de agosto dirigentes da Anapar participaram de seminário sobre previdência complementar promovido pela Federação dos Trabalhadores dos Correios, em Brasília. Representantes dos sindicatos de todo o Brasil se reuniram para debater a proposta de saldamento do plano de Benefício Definido do Postalis e a adesão dos participantes a um novo plano, de Contribuição Variável. O novo plano de Contribuição Variável (Postalprev) foi criado em 2002 para ser oferecido aos novos funcionários admitidos nos Correios. Desde então, o plano de Benefício Definido (Postalis) permanece fechado a novas adesões.

Os dirigentes da Anapar analisaram, em conjunto com os sindicalistas, uma série de pontos a serem questionados tanto em relação ao saldamento (valor das reservas, déficit, dívida a ser contratada pela patrocinadora, benefício do plano, compulsoriedade) como em relação ao Postalprev (percentual de contribuição sobre o salário, benefício mínimo, auxílio-doença, plano de custeio, etc.). Houve duras críticas tanto ao atual plano, que não atende às expectativas da maioria dos trabalhadores, quanto ao Postalprev, que também não oferece benefícios dignos à maioria dos participantes.

O Postalis é um dos maiores fundos em número de participantes, cuja média salarial é baixa. Grande parte deles acaba tendo como garantia somente um benefício mínimo.

Falta de negociação – Nunca houve qualquer negociação da empresa patrocinadora com os representantes dos trabalhadores. O processo de saldamento, tratado como compulsório pela direção dos Correios, já foi remetido à Secretaria da Previdência Complementar, sem que os participantes tivessem conhecimento de seu conteúdo. Diante desta cruel realidade, os sindicalistas decidiram, com apoio da Anapar, procurar as direções dos Correios e do Postalis para reivindicar a suspensão do processo e a abertura de negociações, de maneira a evitar prejuízos aos participantes e negociar melhorias no novo plano.

Reunião da SPC – Anapar e sindicalistas realizaram, nesta quarta-feira, dia 15, reunião com o Secretário da Previdência Complementar. A Federação dos Trabalhadores dos Correios protocolou documento assinado por participantes do Postalis, solicitando a suspensão do saldamento, e pediu vistas do processo. Aguardam, agora, a sensibilidade da empresa em abrir negociação com os participantes, os principais interessados e destinatários dos benefícios previdenciários.
Documento sem título



Imposto de Renda
Faça a simulação para optar por um regime tributário.

Instruções
Simulador PEPS
Simulador PMP

Esclarecimentos acerca da decisão do STJ sobre o IRPF

Documento sem título
ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão
CLN 403 Bloco B – Sala 105 – Asa Norte – 70835-520- Brasília - DF
(61) 3326-3086 / 3326-3087 / 3328-5326 - anapar@anapar.com.br