Regional da Anapar qualifica centenas de participantes

A exemplo dos anos passados, este ano a Regional MG/ES prepara nova sequência de cursos, palestras e seminários destinados aos associados da Anapar. Pessoas interessadas pelo tema previdência complementar também poderão participar. O objetivo é esclarecer e qualificar os participantes sobre as questões que envolvem os fundos de pensão, sempre na busca da defesa dos interesses dos mesmos. Inclusive, já está prevista uma série programada para março, abril e maio. Veja cronograma a seguir.

Em 2017 e 16, a Regional MG/ES cumpriu praticamente todas as ações planejadas no período. O detalhamento das atividades consta em relatório produzido pela Regional. Foram realizadas inúmeras ações como congresso, plenária, palestras, visitas a entidades, reuniões e cursos diversos. Centenas de pessoas participaram dos eventos. O objetivo das ações é esclarecer e qualificar o conhecimento dos participantes de fundos de pensão.

Entre os eventos destacados constam o seminário “Reforma da Previdência ou Demolição dos Direitos Sociais no Brasil?”, ministrado pelo professor Eduardo Fagnani. As palestras foram realizadas no Crea-MG e no Sindicato dos Jornalistas com o apoio de diversas entidades.

Destaque também para o Seminário “Reforma da Previdência Pública e Complementar: seu futuro sob ameaça?”, que tiveram painéis ministrados pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Décio Bruno Lopes, pelo economista do Dieese, Frederico Luiz, pelo diretor da Anapar-SP, Luiz Ricardo Sasseron, e pelo consultor da Estudos e Serviços Técnicos em Seguridade, Luiz Fonseca. Os debates contaram com a moderação do conselheiro deliberativo da Regional, Misael de Jesus dos Santos Sá, e da vice-presidente da Anapar Nacional, Cláudia Ricaldoni.

A Regional ofereceu ainda qualificações com o módulo Básico em Previdência, ministrado por José Ricardo Sasseron, e o módulo de Estrutura e Governança das Entidades de Fundo de Pensão Complementar (EFPC), conduzido pelo instrutor Felippe Leal da Fonseca Jr.

Os participantes também receberam informações sobre os perigos e os prejuízos da reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer e os impactos do PLP 267/16 nos fundos de pensão. O tema foi alvo de palestras no Sindipetro MG, na Associação dos Economiários Aposentados de MG, na Associação de Beneficiários da Cemig e no Sindágua.

A Regional também de reuniu com várias entidades no intuito de explicar corretamente as causas dos déficits nos fundos de pensão, como no caso da Copasa.

Também foram apresentadas propostas de contrato para o desenvolvimento de um plano de Previdência instituído para a Associação dos Funcionários do BDMG.

A coordenadora regional da Anapar, Patrícia Falci Mourão, avalia que as atividades desenvolvidas foram bastante positivas, contribuindo significativamente para melhorar a qualificação dos participantes de fundos de pensão.

“Essas atividades foram muito importantes, porque contribuem para a compreensão dos nossos associados de que estamos sob sérios ataques aos nossos direitos e que estamos vivenciando tempos difíceis nas Previdências Pública e Complementar ” aponta. “Em 2018 vamos continuar com esta jornada de esclarecimentos aos nossos associados”, acrescenta.

Programação da Regional para o período de março a setembro de 2018

  1. Assembléia Anapar sobre demandas Judiciais – 15/3, no Sindágua, BH;
  2. Curso de Atuária – 22 e 23/03/2018, na AEA, BH;
  3. Curso de Finanças/Investimentos (26 e 27/4/2018) – em BH (com este, completamos o ciclo dos 4 módulos em BH iniciado em 2017);
  4. Plenária Anapar MG/ES para proposições e escolha de delegados para o Congresso da Anapar (dias 17 e 18/5 – no RJ) – dia 26/04, na AEA, após o curso;
  5. III Seminário Regional – setembro/2018.

Scroll To Top