ANAPAR

ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde) representa, no Brasil, todos os associados a entidades de previdência complementar e, a partir maio de 2019, também os usuários de planos de saúde de autogestão.

ANAPAR  foi fundada no dia 24 de maio de 2001, em congresso nacional realizado em Belo Horizonte (MG), com a participação de cerca de 1.000 delegados representando quase todas as unidades de federação e mais de 110 entidades de previdência complementar diferentes, vinculadas às mais diversas categorias profissionais.

Nasceu da necessidade de unificar a luta de todos os participantes dos planos de previdência complementar brasileiros, ativos, aposentados e pensionistas, vinculados aos fundos fechados ou abertos, sejam eles patrocinados por empresas públicas ou privadas, ou diretamente pelos governos federal, estadual e municipal.

O objetivo da ANAPAR é representar e defender os interesses dos participantes de planos de previdência complementar e de usuários de planos de saúde de autogestão junto aos poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário –, aos órgãos de fiscalização e de supervisão,  às empresas patrocinadoras e às entidades que compõem o sistema de previdência. Está habilitada, inclusive, a representar judicialmente seus associados.

ANAPAR também representa os participantes de planos de previdência complementar no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e na Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), órgãos vinculados à Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

Uma das principais bandeiras da ANAPAR é a luta pela democratização das entidades de previdência complementar e dos planos de saúde de autogestão. No caso das entidades de previdência complementar, a ANAPAR defende que os participantes elejam, pelo voto direto, seus representantes para a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, de maneira a compartilhar o controle dos fundos com as empresas patrocinadoras.

Tem também como foco o investimento na formação dos dirigentes eleitos, para que estes representem com a máxima eficácia o interesse dos participantes.

ANAPAR nasceu para somar esforços com as entidades de classe representativas dos trabalhadores – centrais sindicais, sindicatos, associações de aposentados e associações de participantes dos planos de previdência complementar e de usuários de planos de saúde de autogestão. Procura sempre trabalhar em conjunto com essas entidades e busca compartilhar espaços na luta  em defesa dos direitos sociais.

A filiação à ANAPAR é individual e a contribuição é anual. Para se associar, o único requisito é ser participante ou beneficiário de qualquer entidade de previdência complementar ou usuário de plano de saúde de autogestão.

A composição dos órgãos de gestão da ANAPAR são:

  1. Diretoria Executiva de treze  membros;
  2. Conselho Deliberativo de vinte e quatro membros e respectivos suplentes. Esses conselheiros deliberativos assumem, também, a função de representantes regionais da entidade; e
  3. Conselho Fiscal de três membros e seus respectivos suplentes,

ANAPAR se orienta pela convicção de que somente a união de todos os participantes de planos de previdência complementar e de todos os usuários de planos de saúde de autogestão é que se pode assegurar direitos, conquistas, interesses e garantir dignidade às famílias que integram esses sistemas.

A primeira das grandes batalhas da ANAPAR foi a luta contra o Decreto 3721/01, que aumentou a idade mínima para aposentadoria complementar. A Associação ajudou a coordenar a campanha que derrotou o governo e acabou com a exigência de idade mínima para o trabalhador adquirir direito à complementação de aposentadoria.

MISSÃO

Defender os interesses e direitos dos participantes em previdência complementar.

 

VISÃO

Ser reconhecida como entidade representativa dos participantes e referência nacional em previdência complementar, conscientizando os trabalhadores da importância do sistema previdenciário para as suas vidas e para o país.

 

VALOERS

COMPROMISSO

ÉTICA

RESPONSABILIDADE

SOLIDARIEDADE

TRANSPARÊNCIA

DIRETRIZES

1.

Promover e ampliar a Cultura Previdenciária

2.

Consolidar a representatividade e a sustentabilidade da Anapar

3.

Oferecer produtos e serviços de qualidade aos associados

4.

Organizar os participantes na defesa de seus interesses e direitos

5.

Promover a segurança e a perenidade dos planos de previdência

6.

Fomentar a criação de novos planos e novas entidades

7.

Aprimorar a comunicação com os participantes e com a sociedade

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