
A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão (Anapar) e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) promovem, no dia 29 de janeiro, próxima sexta-feira, o primeiro evento do Ciclo de Debates 2021, com o tema “Mitos e verdades sobre déficits nos fundos de pensão”. O debate será online, a partir das 15h. Inscrições encerradas.
Foram convidados o economista e ex-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Roberto Ferreira, que falará sobre as diferenças entre déficits e rombos; Marcel Barros, vice-presidente da Anapar e representante dos participantes e assistidos no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que apresentará as experiências internacionais no tratamento dos déficits; e Cláudia Ricaldoni, membro do Conselho Deliberativo da Forluz e coordenadora regional da Anapar, que falará sobre os impactos dos investimentos em FIP nos déficits. O debate será coordenado pelo vice-presidente da Fenae, Marcos Saraiva.
Serviço
Ciclo de Debates – Mitos e verdades sobre déficits nos fundos de pensão
29/01/2021
Das 15h às 18h30
15h – Abertura – Marcos Saraiva – vice-presidente da Fenae
15h30 às 15h50 – José Roberto Ferreira, economista, ex-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc: “Déficit e rombo são coisas diferentes”
Debate – 15h50 às 16h10
16h10 às 16h30 – Marcel Barros, vice-presidente da Anapar, representante dos participantes e assistidos no Conselho Nacional de Previdência Complementar, o CNPC, foi diretor eleito de Seguridade da Previ: “Experiências internacionais no tratamento dos déficits”
Debate – 16h30 às 1650
16h50 às 17h10 – Cláudia Ricaldoni, membro do Conselho Deliberativo da Forluz, coordenadora da Regional Anapar MG/ES, ex-presidente da Anapar: “Impactos dos investimentos FIP nos déficits”
Debate – 17h10 às 17h30
Encerramento – Marcos Saraiva – 1h30 às 18h30