O presidente da Anapar, Marcel Barros, esteve reunido com os presidentes da Previ, Funcef, Petros e Postalis para garantir proteção mínima aos participantes, assistidos e pensionistas atingidos pela catástrofe ambiental que assola o Rio Grande do Sul.
A ideia, que já teve adesão de algumas entidades fechadas de previdência complementar e outras devem seguir o mesmo caminho, é suspender excepcionalmente pagamentos de empréstimos, criar linhas de crédito com menos restrições e maior tempo de carência, entre outras medidas, para que as pessoas possam tentar recompor suas vidas e de suas famílias. Além dos fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa, da Petrobras e dos Correios, a Funpresp (dos servidores públicos federais), também adotou medidas emergenciais para os participantes gaúchos, como prioridade na análise dos pedidos e linha de crédito especial. Além disso, todos estão mobilizados para enviar recursos e donativos para o estado, articulados com as patrocinadoras e entidades de classe dos participantes e assistidos.
“A Anapar está atuando e continuamos nossas conversas com os dirigentes eleitos representantes dos trabalhadores na governança dos fundos de pensão para que os participantes tenham proteção neste momento crítico”, afirmou Barros, que suscita que outras entidades de previdência que tenham participantes no estado busquem soluções no mesmo sentido.
Doações – A Anapar recomenda que doações de fora do estado do Rio Grande do Sul sejam feitas em dinheiro para entidades que representam os trabalhadores e movimentos sociais com atuação local, pois a logística para fazer chegar os produtos nas cidades gaúchas pode ser complicado. A CUT-RS, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, ADUFRGS, Fenae, Cozinhas Solidárias e FUP são algumas sugestões. A mobilização de todos é fundamental.
Outras notícias
Defendemos os interesses e os direitos conquistados pelos participantes de fundos de pensão e pelos beneficiários de planos de saúde de autogestão.
Seja bem-vindo à Anapar.
Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 01, Bloco E, Salas 110 e 111, do Edifício Central Park, Brasília-DF CEP: 70711-903
Fale com a ANAPAR