AnaparPrev: novos horizontes

30 de Abril de 2021

A partir de hoje, 30/04, inicia-se um novo capítulo na história do plano AnaparPrev, instituído pela Anapar em 2008, para levar previdência complementar aos familiares (até terceiro grau) dos participantes de fundos de pensão abertos ou fechados associados à entidade. Depois de um longo processo, a transferência de gerenciamento da Petros para a Fundação Viva Previdência foi concluída e o plano muda de gestor.

Como já foi explicado em alguns comunicados da Viva (acesse aqui comunicados antigos e documentos do processo), ainda haverá fluxo de informações entre as duas entidades, mas o relacionamento do participante, a partir de agora, não será mais com a Petros, e sim com a Viva Previdência.

Além do rito legal e burocrático da transferência, o processo foi marcado por diversas reuniões e por muita transparência com os participantes, que, desde o início estiveram a par de todas as etapas, com reuniões pelo país (antes da pandemia) e depois em encontros online, com a participação de representantes da Anapar e da Viva. A escolha da entidade mostrou-se acertada na parceria estabelecida durante o processo, no acompanhamento técnico, na disponibilidade para as reuniões de esclarecimento aos participantes, no relacionamento com a Petros e com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável pela aprovação da mudança.

“Acreditamos que a transferência de gerenciamento do plano AnaparPrev para a Viva Previdência trará melhoria nas condições para os nossos associados, com maior participação na gestão. A governança ‘diferenciada’ é a nossa aposta para aproximar os participantes do plano, já que na Viva todos os membros do conselho deliberativo e fiscal são eleitos, o que vai permitir ao AnaparPrev a possibilidade de também eleger representantes nos dois colegiados”, afirma o presidente da associação, Antônio Bráulio de Carvalho.

A Anapar, como instituidora do plano e entidade que representa participantes de fundos de pensão, defende a maior participação dos associados na gestão, portanto é uma mudança muito positiva. “Além disso, apostamos também em um trabalho conjunto para ampliar as possibilidades de adesão para as categorias que ainda não possuem um plano e se tornar um grande plano exclusivo de trabalhadores, tanto para os novos entrantes no mercado de trabalho, quanto para a manutenção daqueles que são agredidos com as retiradas de patrocinadores, como, infelizmente, está acontecendo em grande escala nos últimos anos”, diz.

Esperamos que se iniciem novos horizontes, com transparência, melhores benefícios e acima de tudo, que a Fundação Viva seja um ponto de apoio para todos os desejos dos trabalhadores, cujo objetivo final é uma aposentadoria com tranquilidade e segurança.

 

A Viva solicita que neste início os participantes tenham paciência no atendimento, porque o processo está em fase de ajustes para recebê-los.

Lembramos também que o informe de rendimentos referente ao pagamento de benefícios em 2020, para o Imposto de Renda, é de responsabilidade da Petros.

Os canais de comunicação do participante AnaparPrev com a Viva são:

Central de atendimento – 0800 720 5600

Whatsapp – 0800 720 5600

Fale conosco – vivaprev.com.br/fale-conosco/

Site da Viva – vivaprev.com.br

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