No fim do ano passado, os conselheiros eleitos do Banesprev apresentaram denúncia à Previc sobre alteração na contabilização dos ativos financeiros do fundo de pensão sem apresentar estudos técnicos que justificassem a mudança.
De acordo com os conselheiros, a decisão não passou pelo crivo do Comitê de Investimentos. Na Diretoria Executiva, foi aprovada com o voto de minerva do presidente. O Conselho Fiscal não foi sequer informado e, no Conselho Deliberativo, foi aprovada com maioria de votos, com voto contrário dos conselheiros eleitos.
Pelas normas vigentes, a reclassificação pode ocorrer desde que seja justificada e comprovada que tal alteração não seja realizada para gerar resultados artificiais. Ou seja, mascarar déficits do plano de benefícios, o que poderá, a princípio apresentar um resultado favorável, inclusive reduzir, ou mesmo eliminar contribuições, mas no futuro este alívio tende a ser amargo para os participantes.
Para entender o caso, leia a matéria completa no site da Afubesp