Especialistas debatem economia e impactos da crise do coronavírus nos fundos de pensão

05 de Junho de 2020

Durante o debate digital “ Economia em tempos de Covid-19: impactos na vida dos participantes de fundos de pensão”, promovido pela Anapar, tanto o sociólogo e técnico do Dieese Clemente Ganz, quanto o economista Edevaldo Fernandes, especialista em fundos de pensão e ex-dirigente, concordam que precisamos estar cientes de que a crise que enfrentamos é sem precedentes e que ninguém sabe ainda a real dimensão das consequências. Ganz, no entanto, afirma que, se permanecerem as tendências econômicas e políticas, caminhamos para um “velho normal piorado”.

O sociólogo acredita que, dada a condução da crise sanitária que vivemos, teremos necessidade de diversos períodos de isolamento, já que não há planejamento de médio prazo. Caso isso realmente ocorra, entraremos em um processo de depressão econômica, com taxa de desemprego de 15% a 20%. No cenário atual já perdemos 10 anos da economia e, se as projeções se concretizarem, podemos perder até 30 anos.

Para Fernandes, é possível esperar um cenário de “recessão, falências e desemprego”. Diante deste cenário de incertezas e da possibilidade de redução da capacidade de contribuição das patrocinadoras, os gestores de entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), devem debater a possibilidade de rever as carteiras de investimentos. Para ele, será necessário cada vez “mais realismo” e o fim de posturas baseadas em “otimismo exacerbado”.

“Está cada vez mais claro que aquele normal era fundado em profundo desequilíbrio no sistema produtivo; se entrar na crise foi difícil, sair vai ser mais. A saída sincronizada dessa crise pode não ser muito simples. Por exemplo: quem vai receber a vacina primeiro? Quem ficar por último, vai ficar na rabeira da retomada. E o Brasil se candidata a ser um dos últimos da fila”, lamentou.

Acesse aqui a apresentação do economista Edevaldo Fernandes

Assista aqui o debate na íntegra e fique atento às notícias em nosso site e no Facebook

 

https://youtu.be/mHgXzoaTz_c

Whatsapp