Câmara aprova PL que permite opção de regime tributário na hora da obtenção do benefício

  • 25 de outubro de 2023

Com informações da Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça, e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou hoje, 25/10, o Projeto de Lei nº 5503/2019, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que permite que o participante de plano de previdência complementar opte pelo regime de tributação (progressivo ou regressivo) no momento de obter o benefício ou de resgatar a reserva. O projeto segue agora para sanção presidencial.

O parecer da deputada federal Laura Carneiro (PSD/RJ) foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com emenda de técnica legislativa. No mesmo parecer, considerou inconstitucionais os PL nº 5755/2016 e 5396/2016, apensados, e do Substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

O PL nº 5503/19 substitui a Lei nº 11.053/204, que diz que a escolha do participante pelos regimes progressivo ou regressivo deve ser feita até o último dia útil do mês subsequente ao ingresso no plano. Pelo regime regressivo, as alíquotas de Imposto de Renda caem com o tempo, enquanto no regime progressivo o tributo é pago dependendo do valor recebido, ou seja, quanto mais alta for a renda, maior o imposto a ser pago.

Pelo texto do projeto do senador Paulo Paim, os participantes que já fizeram a opção poderão realizar nova escolha até o momento da obtenção do benefício ou da requisição do primeiro resgate após a futura lei. Ele também autoriza que os assistidos ou representantes legais exerçam a escolha em situações específicas, como na morte participante.

Para o senador, “a ideia é facilitar a tomada de decisão do participante de plano de previdência complementar em relação à escolha do regime de tributação”.

 

 

Outras notícias

Justiça tarda mas não falha: sentenças da operação Greenfield absolvem todos os réus

Depois de oito anos de espera, a 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal proferiu a primeira sentença relacionada à…
Leia mais

Anapar discute sanção do projeto de reforma tributária na Casa Civil

A sanção do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que garante isenção dos tributos IBS e CBS para as Entidades…
Leia mais

Não caia na falsa polêmica da marcação dos títulos públicos

Fim da obrigação da marcação a mercado Veja o porquê dessa falsa polêmica e os riscos que ela traz ao…
Leia mais

Oportunidade: Funpresp-Exe abre inscrições para concurso com 13 vagas mais cadastro de reserva

Salário inicial é de R$ 9.488,00 e benefícios. Vagas são destinadas ao cargo de Analista de Previdência Complementar O concurso oferece 13…
Leia mais