Congresso da Anapar: assista a palestra do médico Gonzalo Vecina Neto

De: 3 de setembro de 2020 Notícias

O médico sanitarista e professor da USP Gonzalo Vecina Neto afirmou, durante o 21º Congresso da Anapar, que a pandemia do novo coronavírus é o desafio de saúde pública mais preocupante em todo o mundo, mesmo com as diferenças de estágio em cada país. De acordo com ele, o SUS teve mais acertos do que erros, e olhou para a experiência de outros países mais uma vez. E afirma que os fracassos se devem principalmente à estrutura de desigualdade do Brasil.

Vecina também ressaltou outro debate é urgente: a paralisação da atenção básica por conta da pandemia. Apesar dos avanços em número de leitos de 7 leitos de UTI por 100 mil habitantes, para 9 por 100 mil hoje, os atendimentos paralisados estão matando as pessoas silenciosamente. E nesse momento, é fundamental o papel do Ministério da Saúde: “Precisamos reinventar essas atividades, pensar em processos que olhem para a base populacional, reescrever como fazer a assistência de saúde pública e privada.”

Sobre a saúde suplementar, o médico acredita que é importante achar pontos de contato entre o SUS e os planos de saúde de autogestão, e assim melhorar o atendimento para todos. “A melhor alternativa para o SUS não é negar a assistência suplementar, mas achar contatos e criar uma possível sinergia.”

Assista a palestra do professor na íntegra, curta nosso canal e compartilhe

 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Scroll Up