Funcef anuncia fim de equacionamento de plano não saldado. Empregados esperam que medida chegue ao plano saldado

  • 14 de março de 2024

Com Ascom Fenae

A Funcef anunciou, nesta quarta-feira, 13/03, o fim do equacionamento para os participantes do plano Reg/Replan Não Saldado a partir de abril. Além de eliminar as contribuições extraordinárias a partir de abril, os valores do equacionamento pagos pelos participantes entre janeiro a março, cerca de R$ 3,4 milhões, serão restituídos aos participantes em abril.

O encerramento das contribuições extraordinárias foi possível a partir da cobertura do déficit do plano em razão do superávit de R$ 200 milhões, alcançado no resultado de 2023. Para o diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Braulio de Carvalho, a resposta positiva da economia brasileira do ano de 2023 começa a produzir bons frutos para o sistema de previdência privada, que saiu do vermelho depois de um longo período de “vacas magras”. “Seguindo a tendência, a notícia da suspensão da cobrança das contribuições extraordinárias de um grupo de participantes da Funcef alimenta a expectativa de que é possível encontrar melhores solução também para os demais planos”, ressaltou.

A Anapar e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) solicitaram em fevereiro, participação dos trabalhadores no Grupo de Trabalho criado pela Funcef e a Caixa para solucionar os equacionamentos. (Leia aqui)

O diretor de Benefícios da Funcef eleito, Jair Pedro Ferreira, e vice-presidente da Anapar, reforça a necessidade de empenho para resolver a situação dos participantes do Reg/Replan Saldado. “É uma vitória que precisa ser comemorada. Os resultados dos investimentos e a rentabilidade dos planos, aliados aos esforços da gestão para buscar alternativas para o não saldado, tornaram essa boa notícia possível. Agora é preciso empenhar as ações para solucionar o equacionamento dos participantes do Reg/Replan Saldado”, afirmou o diretor.

É o que também espera o presidente da Fenae, Sergio Takemoto: “Esperamos que este alívio alcance em breve os participantes do Reg/Replan Saldado, que têm enfrentado contribuições extraordinárias pesadas em seus benefícios e contracheques”.

Outras notícias

Anapar se reúne com integrantes da Comissão de Finanças e Tributação para discutir o PLP 68/2024

Diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, reunido com parlamentares em Brasília…
Leia mais

Anapar presente nos congressos nacionais dos trabalhadores do BB e da Caixa

Com Ascom da Contraf-CUT e Fenae “Juntos avançamos nas conquistas”. Com este lema, foram declarados abertos o 39º Congresso Nacional…
Leia mais

Anapar envia sugestões de revisão de normas das autogestões em saúde à ANS

A Diretoria de Saúde Suplementar da Anapar produziu documento em resposta à Tomada Pública de Subsídios da Agência Nacional de…
Leia mais

Palestrantes discutem um sistema de previdência complementar e de autogestão em saúde que seja de fato dos trabalhadores

Texto: Patrícia Cunegundes – Jornalista Fotos: Ana Bering/Sindicato dos Bancários do DF   Durante dois dias, participantes de fundos de…
Leia mais