Grupo de trabalhadores do Serpro alerta sobre eleições no Serpros

  • 26 de junho de 2023

O coletivo #SouSERPROS, formados por trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, e por participantes e assistidos do Serpros – Fundo Multipatrocinado, alerta para “irregularidades e ilegalidades praticadas pela atual Diretoria do SERPROS em comum acordo com o Conselho Deliberativo”, com alterações no regulamento e no estatuto do fundo de pensão, o que, segundo o coletivo, impactará negativamente na eleição “direta indireta” para a Diretoria de Administração e Seguridade (DAS) da entidade.

A eleição direta para a DAS foi aprovada e uma consultoria pré-selecionou candidatos e apresentou uma lista para o Conselho Deliberativo, que vetou um candidato, participante assistido do fundo, que cumpre todas as exigências para o cargo – experiência, formação e certificação –, conforme apontam os integrantes do #SouSERPROS.

A seleção de candidatos para os cargos de diretor presidente e de diretor de Investimentos do Serpros também foi feita pela consultoria – e não pela patrocinadora Serpro, como prevê a legislação que rege o setor de previdência complementar.

“As ilegalidades e irregularidades nas eleições do Serpros contaminam a democracia participativa. Não há transparência, o que é há é um ‘monstrengo eleitoral’ que simula uma eleição direta com candidatos ‘filtrados’ por uma consultoria”, denuncia o coletivo de trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. Além disso, o #SouSerpros alega que a comissão eleitoral tem uma representante dos assistidos, mas não há representante dos participantes, “a maioria de filiados do Serpros”.

Outro ponto destacado pelo coletivo é a preocupação com o acesso à apuração e à auditoria dos resultados da eleição, que não será aberto a todos os interessados. Por fim, o #SouSerpros denuncia o que considera mais grave no processo: a proibição à candidatura de participantes e assistidos com atuação sindical.

A partir de tais constatações, o coletivo protocolou denúncia na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), solicitando providências ao órgão de controle e fiscalização (clique aqui para acessar o documento).

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates No…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram reunidos no dia 26 de setembro, no…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais