O coletivo #SouSERPROS, formados por trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, e por participantes e assistidos do Serpros – Fundo Multipatrocinado, alerta para “irregularidades e ilegalidades praticadas pela atual Diretoria do SERPROS em comum acordo com o Conselho Deliberativo”, com alterações no regulamento e no estatuto do fundo de pensão, o que, segundo o coletivo, impactará negativamente na eleição “direta indireta” para a Diretoria de Administração e Seguridade (DAS) da entidade.
A eleição direta para a DAS foi aprovada e uma consultoria pré-selecionou candidatos e apresentou uma lista para o Conselho Deliberativo, que vetou um candidato, participante assistido do fundo, que cumpre todas as exigências para o cargo – experiência, formação e certificação –, conforme apontam os integrantes do #SouSERPROS.
A seleção de candidatos para os cargos de diretor presidente e de diretor de Investimentos do Serpros também foi feita pela consultoria – e não pela patrocinadora Serpro, como prevê a legislação que rege o setor de previdência complementar.
“As ilegalidades e irregularidades nas eleições do Serpros contaminam a democracia participativa. Não há transparência, o que é há é um ‘monstrengo eleitoral’ que simula uma eleição direta com candidatos ‘filtrados’ por uma consultoria”, denuncia o coletivo de trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. Além disso, o #SouSerpros alega que a comissão eleitoral tem uma representante dos assistidos, mas não há representante dos participantes, “a maioria de filiados do Serpros”.
Outro ponto destacado pelo coletivo é a preocupação com o acesso à apuração e à auditoria dos resultados da eleição, que não será aberto a todos os interessados. Por fim, o #SouSerpros denuncia o que considera mais grave no processo: a proibição à candidatura de participantes e assistidos com atuação sindical.
Outras notícias
Defendemos os interesses e os direitos conquistados pelos participantes de fundos de pensão e pelos beneficiários de planos de saúde de autogestão.
Seja bem-vindo à Anapar.
Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 01, Bloco E, Salas 110 e 111, do Edifício Central Park, Brasília-DF CEP: 70711-903
Fale com a ANAPAR