GT da previdência complementar é formalizado, com prazo de 180 dias para apresentar propostas

  • 29 de junho de 2023

O GT da previdência complementar, criado pelo Decreto nº 11543/23,  foi instalado ontem, 28/06, em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), e contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

O grupo irá elaborar propostas de revisão do marco legal do sistema fechado de previdência complementar, a partir de estudos e propostas elaborados com comissões temáticas específicas, a serem posteriormente deliberados no âmbito do CNPC. O GT terá vigência de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, e será coordenado pelo secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS), Paulo Roberto dos Santos Pinto.

“A Previdência é uma prioridade do governo federal e estamos promovendo, a partir do diálogo com fundos de pensão, patrocinadores e assistidos, aprimoramentos para que o sistema complementar continue evoluindo e se fortalecendo, assim como já ocorre nos regimes Geral, atrelado ao INSS, e o Próprio”, afirmou o Lupi durante o evento de instalação do GT.

“Propusemos durante a reunião que o primeiro tema a ser analisado deveria ser o da retirada de patrocínio e rescisão unilateral, o que foi aceito. Além disso, outro assunto que tem trazido muita angústia para os participantes e assistidos é a questão do equacionamento dos déficits. Então serão criadas duas comissões técnicas: uma para tratar da retirada de patrocínio e rescisão unilateral, e outra para discutir o equacionamento dos déficits referente ao exercício 2022”, contou Marcel Barros, presidente da Anapar e representante dos participantes e assistidos de fundos de pensão no GT.

Entre os outros pontos a serem tratados pelas comissões técnicas estão avaliação e registro de títulos e valores mobiliários; processo de escolha de dirigentes e conselheiros; procedimentos e critérios específicos para a apuração e o tratamento dos resultados dos planos de benefícios.  As questões referentes à auditoria interna das entidades fechadas de previdência complementar e à flexibilização do Plano de Gestão Administrativa (PGA), que estavam na pauta do CNPC e que a Anapar solicitou que fossem remetidas para o GT também serão discutidas nesse foro.

“Acreditamos que já possamos ter algum resultado já no início do segundo semestre, com propostas que dependem de mudança de resoluções e de outros atos normativos para serem deliberadas pelo CNPC. Há uma expectativa de que possamos efetivamente trazer melhorias para o sistema”, disse Barros.

Além do secretário do Regime Próprio e Complementar, Paulo Roberto dos Santos Pinto, que coordena os trabalhos, o GT é composto por um representante do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Regime Próprio e Complementar; um representante de cada um dos seguintes órgãos e entidade: Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc; e um representante de cada um dos seguintes segmentos da sociedade civil: um indicado pela Anapar, um indicado pela Abrapp e um indicado das patrocinadoras e instituidores.

Marcel Barros e Antônio Braulio de Carvalho estão no GT (titular e suplemente, respectivamente) e para as comissões temáticas a Anapar indicou a diretora da Regional Anapar MG/ES e diretora eleita de Relações com Participantes da Forluz, Cláudia Ricaldoni; o ex-superintendente da Previc José Roberto Ferreira; a advogada Renata Mollo; e o economista Luís Felippe Fonseca.

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates No…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram reunidos no dia 26 de setembro, no…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais