Lula retira Petrobras, Correios e EBC de programa de privatização. Estatais têm novos presidentes

  • 2 de janeiro de 2023

Com informações da Redação do SP Bancários e da Comunicação da FUP

Dentre as primeiras medidas assinadas pelo presidente Lula no domingo, 01/01, após a cerimônia de posse, está a da proposta que retira dos Correios, a Petrobras e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) dos estudos do Programa Nacional de Desestatização, cumprindo o compromisso assumido durante a transição.

Novos presidentes de estatais – ​A gerente executiva Tarciana Medeiros irá comandar o Banco do Brasil e a representante eleita do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, presidirá a empresa pública no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao anunciar as nomeações na última sexta-feira (30/12/22), o ministro da Fazenda, Haddad disse que as indicadas “estão absolutamente alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil”, e mencionou um projeto imediato de renegociação de dívidas para famílias de baixa renda endividadas.

Rita Serrano, de 53 anos, tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades e lançou a campanha Se é Público é para todos no País. Também é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e participa do Conselho de Administração da Caixa desde 2014.

Já a administradora Tarciana Medeiros, de 44 anos, é paraibana nascida em Campina Grande. Trabalhou aos dez anos como feirante em sua cidade natal, foi professora e iniciou sua carreira no Banco do Brasil há 23 anos, passando por diversos cargos. Atualmente, é gerente executiva no BB, função em que é responsável pela execução das estratégias de relacionamento com os clientes. Tarciana será a primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil em 214 anos de história da empresa.

À frente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT-RN), foi relator, no Senado, de projeto de lei que busca a criação de mecanismos para minimizar os reajustes de preços dos combustíveis.  Especialista no assunto, Prates trabalhou na regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula. E quando foi secretário de Estado de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, levou o estado à autossuficiência energética.

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates No…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram reunidos no dia 26 de setembro, no…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais