Patrocinadores e participantes de fundos de pensão já apresentaram propostas normativas sobre retirada de patrocínio

  • 8 de agosto de 2023

Por Ascom Previc

Avança o debate para aperfeiçoamento das regras sobre retirada de patrocínio em fundos de pensão. Ontem, 7/8, durante a quarta reunião da Subcomissão 2, criada pelo GT de revisão normativa da previdência complementar, foram apresentadas as contribuições da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (APEP).

Na pauta, temas como planos remanescentes, rescisão unilateral de convênio de adesão, manutenção de hipóteses contratuais atuariais, entre outros. Segundo o diretor de Licenciamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Guilherme Campelo, é importante lembrar que “a retirada de patrocínio não deve ser a regra geral nos planos, sim a exceção”. E que “no Relatório de Transição, de 2022, o Governo Federal já apontava preocupação em resguardar cláusulas previdenciárias, inclusive de beneficiários de patrocinadoras estatais que foram privatizadas”.

A Subcomissão 2 busca consenso dentro do segmento de fundos de pensão para aprimorar a Resolução CNPC 53/22, que trata sobre retirada de patrocínio e rescisão unilateral de convênio de adesão no regime fechado de previdência complementar. Para isso, até o momento, já foram apresentadas sugestões pela PREVIC, pela ANAPAR (representando o interesse dos participantes) e, agora, pela APEP (representando os patrocinadores). Como ressaltou Antônio Gazzoni, membro do Conselho Consultivo da APEP, “existem muitos pontos de análise normativa e vários lados de interesse no debate. É preciso uma solução equilibrada”. E frisou “Queremos construir junto”.

Objetivo reforçado pelo secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, que destacou que “se hoje acontece esse debate tão rico dentro do segmento é porque a Resolução 53 realmente precisava ser aprimorada”. E finalizou com o alerta de que é preciso “garantir o equilíbrio e dar segurança tanto para participantes e assistidos, como para patrocinadores”. A próxima reunião da Subcomissão 2 está agendada para o dia 16/08.

Leia mais: Anapar explica: o que está em jogo sobre retirada de patrocínio?

Outras notícias

Anapar se reúne com integrantes da Comissão de Finanças e Tributação para discutir o PLP 68/2024

Diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, reunido com parlamentares em Brasília…
Leia mais

Anapar presente nos congressos nacionais dos trabalhadores do BB e da Caixa

Com Ascom da Contraf-CUT e Fenae “Juntos avançamos nas conquistas”. Com este lema, foram declarados abertos o 39º Congresso Nacional…
Leia mais

Anapar envia sugestões de revisão de normas das autogestões em saúde à ANS

A Diretoria de Saúde Suplementar da Anapar produziu documento em resposta à Tomada Pública de Subsídios da Agência Nacional de…
Leia mais

Palestrantes discutem um sistema de previdência complementar e de autogestão em saúde que seja de fato dos trabalhadores

Texto: Patrícia Cunegundes – Jornalista Fotos: Ana Bering/Sindicato dos Bancários do DF   Durante dois dias, participantes de fundos de…
Leia mais