Pesquisa avalia percepção de dirigentes eleitos sobre o papel da Previc

  • 9 de março de 2023

Por Patrícia Cunegundes – Jornalista

 

A Anapar realizou uma pesquisa entre os dirigentes eleitos de entidades fechadas de previdência complementar para medir a percepção que eles têm sobre o papel da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O objetivo é alinhar essas percepções e expectativas com a luta da Anapar pelo fortalecimento do sistema, sempre a partir das demandas dos participantes e assistidos, e dentro do novo contexto político em que a Superintendência passou a atuar desde janeiro deste ano.

Das respostas obtidas, 84,7% dos dirigentes eleitos acreditam conhecer o papel da Previc, 79,7% acreditam que a autarquia tem a função de fiscalização, 19,9% acham que é de regulação e 3,4% entendem que a Previc atua na normatização do setor. Do total de participantes da pesquisa, 84,7% consideram que a Superintendência cumpre bem o seu papel e 94,9% afirmam que ela não leva em consideração os interesses dos participantes e assistidos, enquanto 89,8% acreditam que os interesses das patrocinadoras sejam privilegiados pela Previc e 52,5%, que os interesses das entidades sejam a prioridade da autarquia, cuja nova diretoria que deve ter um árduo trabalho para reverter este quadro perante os participantes e assistidos, e seus dirigentes eleitos.

 

 

No que diz respeito ao tratamento dado a dirigentes eleitos pelos participantes e assistidos, e a dirigentes indicados pelas patrocinadoras, 76,3% dos entrevistados acham que o tratamento é diferente. As razões para isso, de acordo com a pesquisa, são as “sanções mais duras aplicadas a dirigentes eleitos em relação aos indicados”, “recusa da Previc em tomar providências sobre atos das entidades e das patrocinadoras que prejudicam participantes e assistidos”, na “habilitação dos dirigentes”, na “falta de canal de diálogo com os participantes e assistidos”, “quando, em função de privatização de empresas instituidoras os dirigentes eleitos são destituídos”, “pelo desequilíbrio entre os número de dirigentes eleitos pelos participantes e assistidos, e de dirigentes indicados pelas patrocinadoras/instituidores”, “nos processos de retirada de patrocínio”, “quando houve uma mudança política no país” e “quando a Previdência passou para o Ministério da Economia”, estão entre as principais respostas.

Os entrevistados também deixaram sugestões sobre como a atuação da Previc poderia ser aprimorada. Entre as respostas está a necessidade de maior interlocução com os participantes e assistidos, maior imparcialidade e transparência nas decisões; priorizar a fiscalização e a regulação do sistema e deixar as questões relativas a investimentos com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM); estabelecer equilíbrio entre os interesses dos diferentes agentes que integram o sistema fechado de previdência complementar; e dar mais atenção às demandas e aos direitos adquiridos dos participantes e assistidos.

Os resultados da consulta feita aos dirigentes eleitos mostram a necessidade de fortalecimento da luta da Anapar e de seu trabalho de articulação política para que as demandas dos participantes e assistidos sejam levadas em consideração para o fortalecimento não apenas da atuação dos dirigentes eleitos, mas de todo o sistema. Apontam, ainda, que a relação dos participantes e assistidos com a Previc nos últimos anos se deteriorou, a partir das mudanças políticas ocorridas no país. Neste novo período democrático, a Anapar acredita no restabelecimento do diálogo.

O retorno das entrevistas também mostra a importância da luta coletiva dos dirigentes eleitos, cujo cotidiano pode ser muito solitário. Por isso é necessária a mobilização com suas entidades de origem e com a Anapar, que retomará este ano o Encontro Nacional de Dirigentes Eleitos, depois da longa pausa em função da pandemia. O encontro ocorrerá em São Paulo, no dia 24 de maio, quando essas discussões serão retomadas, para elaboração de um plano de lutas.

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates No…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram reunidos no dia 26 de setembro, no…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais