Petros: Que tal pagar menos Imposto de Renda?

De: 2 de dezembro de 2013 Clipping

As contribuições para planos de previdência complementar podem ser abatidas na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. O limite para dedução é de 12% da renda bruta anual do titular. Para ter o benefício fiscal, o contribuinte deve optar pelo formulário completo de IR.

Caso a soma das contribuições ainda não tenha alcançado os 12% da renda bruta, o participante pode fazer uma Contribuição Esporádica para o plano até o dia 30 de dezembro de 2013. Além de aumentar o saldo da poupança previdenciária, de quebra, diminui o tamanho da mordida do Leão da Receita Federal. A Contribuição Esporádica é uma opção que existe somente nos planos de Contribuição Definida (CD) ou Variável (CV).

Já atingiu o limite de 12% da renda bruta?

O primeiro passo é somar todos os rendimentos brutos anuais recebidos (e a receber) até 31 de dezembro de 2013. Em seguida, acesse o portal da Petros para visualizar o Extrato das Contribuições. O documento está disponível na Área de Auto-Atendimento, que exige matrícula e senha.

Depois de clicar no banner no topo da página, some os valores da coluna Contribuição Total em Real (somente as parcelas do participante). Para os valores de dezembro, faça uma estimativa com base nos meses anteriores. Um simulador disponível no portal da Petros ajuda o contribuinte a calcular a dedução do IR.

O participante também pode deduzir as contribuições para previdência complementar feitas em nome dos dependentes. Para os menores de 16 anos, não há nenhuma restrição. Se os dependentes forem maiores, eles precisam contribuir também para o INSS. A renda própria destes dependentes não é considerada na Declaração do Imposto de Renda do titular.

Apesar de não poderem fazer contribuições esporádicas para o próprio plano, os participantes dos planos de modalidade Benefício Definido (BD) podem aproveitar ao máximo a vantagem fiscal por meio da adesão ao ANAPARprev Nesta hipótese, fazer a inscrição pode ser uma boa pedida para quem não tem dependentes e, portanto, menos dedução de IR.

Outra possibilidade é inscrever no plano os familiares até o 3º grau. Caso essa pessoa seja dependente do participante no IR, a contribuição poderá completar o percentual de 12% para dedução.

A contribuição esporádica pode ser realizada em qualquer tempo. Mas o ideal é fazer um planejamento mensal, em vez de um aporte no final do ano. Os valores que seriam pagos ao Leão aumentam o saldo do plano de previdência e ainda rentabilizam ao longo dos anos. Com isso, o participante também diminui o esforço para atingir o saldo ideal para a aposentadoria futura.

Acesse o simulador através do link

https://www.petros.com.br/petrossite/Servicos/Simuladores/IR_2013/Design/index.html

Fonte: Petros/AssPreviSite

Scroll Up