Privatização ameaça fundos de pensão do sistema Eletrobrás

  • 16 de janeiro de 2023

Por Patrícia Cunegundes – Jornalista

 

O Conselho de Administração da Eletrobrás, privatizada em junho de 2022, quer deter controle sobre o patrimônio dos trabalhadores, impondo alterações nos estatutos das entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas pelas empresas do sistema.

E o que isso significa? Significa participação dos trabalhadores reduzida a, no máximo, um terço do Conselho Deliberativo; permissão para a patrocinadora exonerar, a qualquer tempo, os indicados dos trabalhadores, tanto da Diretoria quanto dos Conselhos; permissão para que não associados possam participar da governança das entidades, abrindo para profissionais do mercado; e proibição das eleições para escolha de representantes e participantes.

A intenção é fazer com que as EFPC, hoje regidas pela Lei Complementar 108/2001, que diz respeito à relação das empresas públicas e os fundos de pensão patrocinados por elas, passem a ser orientadas pelas normas contidas na Lei Complementar 109/2001, abrindo caminho para a criação de um único fundo de pensão e facilitando as alterações de estatuto. Hoje, as cinco fundações administram um patrimônio de trabalhadores em torno de R$ 44 bilhões.

Em março de 2021, a Anapar reuniu trabalhadores do setor elétrico de todo o país, ligados às empresas do sistema Eletrobrás, para discutir o futuro dos participantes de fundos de pensão frente à ameaça de privatização, com depoimentos de participantes de fundos de empresas privatizadas sobre os desafios enfrentados e as consequências do processo para o patrimônio dos trabalhadores, com retiradas de conquistas e direitos. Para assistir ao seminário, clique aqui.

Na próxima quarta-feira, 18/01, durante o encontro de planejamento da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune), a ser realizado em Aracaju, o presidente da Anapar, Marcel Barros, falará aos participantes sobre a participação dos sindicatos na governança dos fundos de pensão e a discussão deve girar em torno das ameaças aos direitos e conquistas dos participantes feitas pelo Conselho de Administração da Eletrobrás.

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates No…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram reunidos no dia 26 de setembro, no…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais