Saúde: Planos de saúde devem cobrir testes de covid-19

De: 30 de junho de 2020 Notícias

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu os testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19 no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por planos de saúde. A decisão foi publicada na Resolução Normativa 458, de 2020. As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

Entre esses quadros clínicos estão gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).

Vacina – No âmbito do Legislativo, parlamentares latino-americanos buscam garantir vacina gratuita contra novo coronavírus. Além disso, querem que a Organização Mundial da Propriedade Intelectual promova um acordo global para evitar que haja patente da vacina.

A ideia é solicitar aos chefes de estado e de governo da América Latina e do Caribe que atuem junto à comunidade científica, à Organização Mundial da Saúde (OMS), e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para que a vacina contra o coronavírus seja gratuita e para que haja a devida compensação para aqueles que desenvolvem as pesquisas.

Fonte: Agência Brasil e Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

Scroll Up