Senado derruba CGPAR 42 e projeto agora será votado pelos deputados

  • 13 de dezembro de 2022

Por Patrícia Cunegundes – Jornalista

O Plenário do Senado acaba de aprovar nesta terça-feira (13/12) o parecer do senador Jean Paul Prates (PT/RN) favorável ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 328/2022, que susta os efeitos da resolução nº 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, conhecida como CGPAR 42/2022. A resolução, que estabelece diretrizes e parâmetros para as empresas estatais federais quanto aos seus regulamentos internos de pessoal e plano de cargos e salários, praticamente repetia os termos da CGPAR 23/18, que havia sido sustada em 2021 com a aprovação do PDL 956/18 da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), com articulação e mobilização da Anapar.

Na prática, a CGPAR 42/2022 pretendia trazer de volta matéria superada pelo Congresso Nacional, considerada inconstitucional, que possibilitava às empresas públicas reduzir aportes financeiros aos planos de saúde, obrigando os empregados a arcar com custo maior e comprometendo a gestão financeira dos planos. Trabalhadores de estatais como Banco do Brasil, Caixa, Petrobras, Correios, Banco do Nordeste, BNDES estariam entre os maiores prejudicados, incluindo, sobretudo, os aposentados.

O PDL 328/22 agora segue para apreciação da Câmara dos Deputados, apensado (ou seja, terá tramitação conjunta) ao PDL 313/22, do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS).

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates No…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram reunidos no dia 26 de setembro, no…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais