STJ decide que IRPF não incide sob contribuição extraordinária

  • 6 de setembro de 2023

Decisão da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de contribuição extraordinária de um participante de fundo de pensão, em recurso da Fazenda Nacional contra decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro).

Para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), as contribuições normais são diferentes das extraordinárias e por isso o tratamento tributário não deveria ser o mesmo, sem levar em consideração que a contribuição extraordinária não é um aporte espontâneo do participante de plano de previdência complementar, mas faz parte de planos de equacionamento e, portanto, ele é obrigado a contribuir. Na argumentação da PGFN,  o que está sendo tributado não é a contribuição em si, mas parte da renda do participante.

O pedido da Fazenda Nacional foi negado pelo ministro Gurgel de Faria, relator do processo, cujo voto foi acompanhado por unanimidade pela turma julgadora. Para o ministro, a Lei Complementar nº 109/2001 indica que todas as contribuições para constituir reservas — sejam normais ou extraordinárias — têm o objetivo de pagar benefício previdenciário.

Portanto, afirmou o ministro, seria inviável pensar que o pagamento feito pelo participante, pela constatação de que reservas financeiras do fundo precisam ser recompostas, tenha função diferente do que recompor o fundo deficitário. “As contribuições extraordinárias pagas para equacionar o resultado deficitário nos planos de previdência privada podem ser deduzidas da base de cálculo do IRPF observado o limite legal, que é de 12%, do total de rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto devida na declaração de rendimentos”, disse Gurgel de Faria.

Outras notícias

Anapar se reúne com integrantes da Comissão de Finanças e Tributação para discutir o PLP 68/2024

Diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, reunido com parlamentares em Brasília…
Leia mais

Anapar presente nos congressos nacionais dos trabalhadores do BB e da Caixa

Com Ascom da Contraf-CUT e Fenae “Juntos avançamos nas conquistas”. Com este lema, foram declarados abertos o 39º Congresso Nacional…
Leia mais

Anapar envia sugestões de revisão de normas das autogestões em saúde à ANS

A Diretoria de Saúde Suplementar da Anapar produziu documento em resposta à Tomada Pública de Subsídios da Agência Nacional de…
Leia mais

Palestrantes discutem um sistema de previdência complementar e de autogestão em saúde que seja de fato dos trabalhadores

Texto: Patrícia Cunegundes – Jornalista Fotos: Ana Bering/Sindicato dos Bancários do DF   Durante dois dias, participantes de fundos de…
Leia mais