Grupo de trabalho da previdência complementar avança: subcomissão de retirada de patrocínio realiza primeira reunião

  • 9 de julho de 2023

Com informações da Ascom Previc

Suspensão dos protocolos de processos de retirada de patrocínio por 90 dias. Esta é a proposta que a Subcomissão 2 do Grupo de Trabalho da previdência discutiu em sua primeira reunião, no dia 7/7, última sexta-feira. A sugestão deve ser apresentada ao grupo de trabalho instituído para revisar o marco regulatório do setor fechado de previdência complementar, a partir do Decreto nº 11.543/2023. Os integrantes do GT devem se reunir na próxima sexta-feira, 14/7.

A Anapar considera prioridade a suspensão dos processos de retirada de patrocínio, tem que vem trazendo muita angústia aos participantes e assistidos de fundos de pensão. Com os processos suspensos, a Subcomissão irá aprimorar as discussões sobre mudanças das regras atuais de retirada de patrocínio.

Do ponto de vista dos participantes e assistidos, a Anapar defende a continuidade dos planos, respeito aos estatutos e aos editais de privatização, e outros contratos, entre outros pontos que serão detalhados em uma proposta que as duas representantes da Anapar na Subcomissão, Cláudia Ricaldoni e Renata Mollo, apresentarão também no dia 14/7, na parte da tarde.

Para a Previc, a ideia é melhorar os normativos para: 1) vedar retirada unilateral de patrocínio; 2) prever que as hipóteses para fins de retirada sejam apuradas, considerando o curto prazo; 3) definir que insuficiências e custos do processo sejam, exclusivamente, do patrocinador; e 4) criar uma regra de portabilidade do benefício vitalício para compensar o plano de origem, quando houver transferência para uma Entidade Aberta de Previdência Complementar.

 

Subcomissão 1 – A segunda reunião da Subcomissão 1, que analisa a suspensão das contribuições extraordinárias, ocorreu também na última sexta-feira, 7/7. No encontro, os integrantes decidiram que a Previc apresentará uma proposta mais ampla com estudos que reúnam a suspensão temporária das contribuições extraordinárias e o adiamento da aprovação de planos de equacionamento referentes ao déficit acumulado de 2022 a 2023, nos moldes da Resolução CNPC nº 55/2022.

Os parâmetros foram estabelecidos durante o debate e contemplam as preocupações em construir um texto legal que preserve os benefícios previdenciários dos assistidos, a poupança acumulada dos participantes, a segurança jurídica para os patrocinadores e a saúde financeira de longo prazo dos planos de benefícios administrados pelas EFPC.

O diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, reafirmou a necessidade de permitir a suspensão da cobrança de contribuições extraordinárias, postergando essa dívida para 2024, quando espera que haja nova regra mais estável para o equacionamento dos déficits acumulados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. “Tenho recebido um volume de queixas muito grande, envolvendo participantes, assistidos e empresas patrocinadoras de diversos planos. Temos a missão de construir uma solução para esse problema, que ganhou contornos sociais para as pessoas”, disse, afirmando que a decisão de aderir à proposta é facultativa pela governança de cada EFPC.

O secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, defendeu a formulação de uma proposta mediada na Subcomissão para que seja levada à reunião do Grupo de Trabalho, prevista para sexta-feira (14/7). “É importante proteger o participante. Não é razoável alguém contribuir a vida toda e ter seu contracheque zerado na hora de receber o benefício previdenciário”, afirmou.

Ouça aqui nosso esse assunto em nosso podcast

Outras notícias

II Seminário Anapar de Autogestão em Saúde inaugurou nova fase do debate na entidade

Segunda edição do evento contou com presença da ANS e foi marcada pela intensa participação dos presentes nos debates. Apresentações…
Leia mais

Anapar discute responsabilidades dos dirigentes de EFPC no Rio de Janeiro

(Baixe as apresentações no fim deste texto). Especialistas, dirigentes de entidades fechadas de previdência complementar e representantes do governo estiveram…
Leia mais

Anapar defende voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento da Funcef

Por Fenae A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer…
Leia mais

Entidades representativas do sistema fechado de previdência complementar se reúnem com a Casa Civil para defender atualização do decreto sancionador

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), a Associação Brasileira das Entidades…
Leia mais