O Sindipetro Norte Fluminense discutiu, na semana passada, questões de previdência complementar e saúde de autogestão, entre outros, em encontro realizado no Alto Caparaó, em Minas Gerais. O I Seminário Petroleiro para Sempre foi organizado pelo Departamento de Aposentados, coordenado pelo Antônio Alves da Silva, o Tonhão.
O diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antonio Bráulio de Carvalho, participou do evento, apresentando a história da Anapar, ressaltando sua importância como polo aglutinador das demandas dos participantes, assistidos e pensionistas de fundos de pensão. Ao destacar o atual momento político em que recuperamos a interlocução com instâncias de governo, sobretudo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), falou sobre a diferença entre os dois governos anteriores, cujo objetivo era acabar com as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) e transferir as reservas dos trabalhadores para os bancos, e o governo atual, que opera na lógica de reconstruir e valorizar o sistema fechado de previdência complementar.
Bráulio também apresentou as propostas elaboradas pela Anapar nas áreas de previdência e saúde – a Agenda Positiva – e convocou as entidades representativas de trabalhadores a fortalecer uma frente ampla em defesa dos interesses dos participantes e assistidos. Por fim, tratou da necessidade de apoio técnico e político para construir nossas teses, “para sairmos do ambiente de reinvindicação para o de proposições”.
Luiz Felippe Fonseca, economista e consultor da FUP, também participou do encontro e discutiu sugestões para a melhoria da gestão da Petros e para o equilíbrio dos planos.
Outras notícias
Defendemos os interesses e os direitos conquistados pelos participantes de fundos de pensão e pelos beneficiários de planos de saúde de autogestão.
Seja bem-vindo à Anapar.
Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 01, Bloco E, Salas 110 e 111, do Edifício Central Park, Brasília-DF CEP: 70711-903
Fale com a ANAPAR